É mais fácil e mais barato cuidar da saúde do que da doença

Thales Ma: "É mais fácil e mais barato cuidar da saúde do que da doença". A acupuntura cria uma harmonia entre o corpo e a mente e previne o adoecimento, explica.

Na infância, Thales Ma convivia com as agulhas de acupuntura em casa e escutava histórias sobre a medicina chinesa  contadas por seu pai, Ma To Chi – fundador e coordenador do Centro Cultural Brasil-China e um dos primeiros a introduzir práticas da medicina chinesa em Salvador. Ao entrar na vida adulta, escolheu estudar teologia, por conta das suas experiências com o sincretismo religioso até ali. Encantava-se com a diversidade religiosa e queria mergulhar em estudos sobre esse fenômeno. No início dos anos 2000, o seu pai, acupunturista, decidiu expandir o centro, e o filho quis participar. Criou, então, o Man Zu  Dao – cujo significado, segundo Thales, é “caminho para a satisfação plena” – que atualmente funciona numa casa vermelha, aconchegante e tranquila, numa ruazinha sem saída no Rio Vermelho. Aos 45 anos, ele trabalha diariamente atendendo pacientes, mapeando os sentimentos dos cinco grandes órgãos (o coração, o pulmão, o fígado, o rim e o baço) e aplicando as agulhas de acupuntura. Segundo ele, o objetivo da prática milenar é produzir um maior equilíbrio e harmonia do corpo e da mente, evitando o adoecimento. “Da mesma forma que o corpo produz a doença, quando está num ambiente hostil, se a gente consegue trazê-lo para um ambiente tranquilo, mais calmo, ele também produz a cura”, diz. Na entrevista, o acupunturista fala do seu trabalho, da relação entre problemas físicos e emocionais, da aprendizagem com o pai e da sua visão da acupuntura no contexto contemporâneo.

continuar lendo
Eventos astrológicos de 2020

Você costuma ouvir as pessoas falarem sobre uma “nova era”? Embora pareça exagero, de fato, os eventos astrológicos de 2020 nos levará a uma nova era.

Mesmo a nova era só começando em 2020, já podemos ter uma noção do que possa ser. Isso ocorre porque a chamada “nova era” realmente começou em 1980, mas depois terminou temporariamente em 2000.

Ficou um pouco confuso? Fica tranquila que neste artigo iremos te explicar o porquê entraremos em uma nova era e, de quebra, te contar quais serão os eventos astrológicos de 2020. Vamos lá!

continuar lendo
Estudo de Harvard defende que acupuntura pode ajudar pacientes com Covid-19

Cientistas da Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, descobriram que uma versão moderna de acupuntura pode ajudar a diminuir a inflamação decorrente da infecção provocada pelo novo coronavírus.

O sintoma é uma consequência da “tempestade de citocinas”, que acontece quando o organismo tem uma resposta exagerada a uma infecção, e é relacionado à morte de grande parte dos pacientes com Covid-19.

O estudo, feito em ratos, usou eletroacupuntura para diminuir três tipos de citocinas ligadas à inflamação em animais com infecções bacterianas – a Covid-19 é uma infecção viral, mas a resposta imunológica é semelhante. Foi colocado um pequeno eletrodo na ponta de cada agulha para ativar o nervo vago e aumentar a emissão de dopamina, um neurotransmissor anti-inflamatório. Os ratos tratados tiveram três vezes mais chances de se recuperar da doença.

Segundo os pesquisadores, a acupuntura pode ser uma maneira complementar para tratar a inflamação, mas alertam que é preciso fazer testes em humanos para garantir que o procedimento é seguro e funcionaria contra a Covid-19.

“Nossos achados representam um passo importante nos esforços não só para entender a neuroanatomia da acupuntura, mas para identificar maneiras de incorporá-la ao arsenal de tratamento de doenças inflamatórias”, afirmou o professor Qiufu Ma, responsável pela pesquisa, à revista científica Neuron.

Conselho Nacional de Saúde recomenda Florais, Acupuntura, homeopatia e Reiki para ajudar no tratamento da Covid-19

O CNS (Conselho Nacional de Saúde) aprovou recomendação para que gestores públicos usem e divulguem práticas integrativas e complementares, como homeopatia, acupuntura, fitoterapia, florais e reiki, no tratamento da Covid-19.

O mesmo conselho recomendou ao Ministério da Saúde que suspenda o uso da hidroxicloroquina em casos leves da infecção por falta de evidência científica.

Para parte da comunidade científica, as decisões são contraditórias já que as terapias integrativas também não têm embasamento científico sólido.

continuar lendo
Reiki promove o equilíbrio da mente e o bem-estar do corpo

Na acepção literal, "energia vital do universo", tradução do termo japonês que se refere a essa forma de terapia natural nascida naquele país. O reiki é um método que possibilita a qualquer pessoa despertar internamente a energia cósmica universal (REI), conectar-se a ela e harmonizar sua própria energia vital (KI), bem como estabelecer ligação com qualquer outro indivíduo ou ser vivo. Esse é um processo de cura que age no tratamento de patologias, fortifica o sentido de bem-estar e amplia a consciência, perpassando aspectos físicos, espirituais e emocionais. A premissa é que, se o nível de energia vital está baixo, o sujeito fica propenso a doenças e esgotamento e, por outro lado, se estiver alta, propicia a felicidade e a saúde.

continuar lendo
É urgente potencializar a defesa imunológica O Reiki ajuda na ampliação da capacidade imunológica

Neste tempo em que estranhas doenças estão surgindo e outras mais aparecerão, e em que a medicina tradicional, apesar de grande esforço, não tem encontrado as respostas e os antídotos para as curas (exemplo da Dengue, Chicungunha, e, em 2020, do terrível Coronavírus[Covid-19], por sua grande capacidade de contágio), urgente se apresenta ao ser humano que ele procure se manter em equilíbrio mental e emocional. Com isso, serão alcançados altos níveis de imunidade fisiológica, o que combaterá naturalmente todas as possíveis doenças. Com a imunidade elevada, qualquer doença se apresenta infinitamente menos virulenta.

continuar lendo
Como não deixar o medo baixar nossa imunidade

Medo baixa as defesas do nosso organismo e pode nos fazer vibrar na frequência energética do vírus.

A pandemia mundial causada pelos casos de coronavírus traz questionamentos importantes em relação ao que estamos fazendo com nossas vidas pessoais e sociais de forma global.

O que estamos materializando em nosso dia a dia? Estamos vivendo nos alimentando de medo e raiva, infelizes, sem dar atenção a valores simples que na verdade nos trariam mais prazer, alegria e saúde.

continuar lendo

Entre em contato conosco e agende sua consulta!

Whatsapp: (11) 98444-2703
E-mail: contato@dgterapias.com.br