A Medicina Chinesa alivia a dor e restaura a mobilidade para pacientes com disfunção temporomandibular (DTM), uma síndrome de distúrbio da articulação temporomandibular que envolve a articulação da mandíbula e os músculos. Pesquisadores do Segundo Hospital Afiliado à Universidade de Medicina Tradicional Chinesa de Fujian examinaram dois tratamentos de acupuntura em um ensaio clínico. Eles concluíram que a acupuntura com agulha quente produziu uma taxa efetiva total de 93,3% e a acupuntura manual padrão produziu uma taxa efetiva total de 86,7%. [1] Os critérios de eficácia incluíram 4 níveis:
Totalmente recuperado: o inchaço e a sensação dolorosa desapareceram, a dor de cabeça e o zumbido desapareceram, a mobilidade irrestrita da mandíbula, o som de clique na mandíbula desapareceu
Significativamente eficaz: os sintomas melhoraram significativamente
Aliviado: os sintomas melhoraram ligeiramente
Ineficaz: sintomas persistentes
Entre os 30 pacientes do grupo de acupuntura com agulha quente, 18 casos se recuperaram totalmente, 7 foram significativamente eficazes, 3 foram eficazes e 2 foram ineficazes. A taxa de eficácia total foi de 93,3%. Por outro lado, dentro do grupo de acupuntura manual, 11 casos se recuperaram totalmente, 10 foram significativamente eficazes, 5 foram eficazes e 4 foram ineficazes. A taxa de eficácia total foi de 86,7%. Os dados indicam que adicionar o protocolo de agulha quente aumenta a taxa efetiva total e a taxa totalmente recuperada.
Os pacientes receberam os mesmos tratamentos de acupuntura com exceção de moxa em (Xiaguan), (Shangguan) e (Tinggong) para pacientes no grupo de acupuntura com agulha quente. Os pacientes assumiram uma posição lateral para expor a área afetada. Agulhas filliformes (2 cun, calibre 28) foram aplicadas nos seguintes pontos de acupuntura no lado afetado:
(Xiaguan)
(Shangguan)
(Jiache)
(Tinggong)
Além disso, o acuponto (Hegu) foi aplicado ao lado não afetado. As agulhas foram inseridas perpendicularmente. O comprimento de inserção para Xiaguan, Shangguan e Tinggong foi de 1,5 cun, 1,2 cun e 1,0 cun, respectivamente. As agulhas em Jiache foram introduzidas em Xiaguan com um método moderado de reforço-atenuação. As agulhas foram retidas após a obtenção de deqi por 30 minutos. Moxa foi conectado a agulhas em Xiaguan, Shangguan e Tinggong no grupo de acupuntura com agulha quente, mas não no grupo de acupuntura manual padrão. O tratamento foi administrado uma vez ao dia, com 7 dias completando a sessão.
O estudo utilizou uma amostra de 60 pacientes internados no hospital de junho de 2019 a junho de 2020. Os 60 pacientes foram categorizados aleatoriamente em um grupo de controle de acupuntura manual e um grupo de acupuntura com agulha quente, com 30 pacientes em cada grupo. Para o grupo de controle com acupuntura manual, a média de idade foi de 35,73 ± 6,39 anos. O curso médio da doença foi de 25,64 ± 6,77 dias. Doze pacientes neste grupo eram do sexo masculino e 18 do feminino. Para o grupo de acupuntura com agulha quente, a média de idade foi de 34,22 ± 5,19 anos. O curso médio da doença foi de 23,84 ± 7,11 dias. Onze pacientes desse grupo eram do sexo masculino e 19 do feminino.
Os pacientes incluídos na investigação apresentavam distensão ou lesões visíveis, apresentavam anormalidade na movimentação da mandíbula (dificuldade em abrir ou fechar a mandíbula), som de estalo na mandíbula e dor em uma ou ambas as articulações temporomandibulares (ATMs). A detecção de imagem demonstrou alargamento do espaço articular e restrição do movimento condilar. Pacientes com traumatismo cranioencefálico ou facial, doenças hemorrágicas ou tumores malignos foram excluídos da investigação.
Um estudo anterior usou um desenho semelhante e comparou 70 pacientes com síndrome do distúrbio da articulação temporomandibular em dois grupos: um grupo de acupuntura com agulha quente e um grupo de drogas (cápsulas de diclofenaco de liberação sustentada e cápsulas de cloridrato de glucosamina). Os resultados mostram que o grupo de acupuntura com agulha quente experimentou maiores melhorias em termos de pontuação das Variáveis Visuais Analógicas (VAS) e índice de disfunção (DI). Seis meses após o tratamento, a taxa de eficácia do grupo de acupuntura com agulha quente foi de 79%, em comparação com 47% no grupo de controle de drogas. [2]
References:
[1] Wang Xuefang, Zheng Xiaoyan, Clinical Observation on Treating Temporomandibular Joint Disturbance Syndrome with Traditional Mongolian Medicine Warm acupuncture, Journal of Chinese Minzu Medicine, July 27, Issue 7, July 2021.